domingo, 28 de março de 2010

Técnicas de Leitura

Ler - Diretrizes Gerais

1- Será  importante você se preocupar com seus hábitos de leitura?
    Em muitas situações de estudo, o estudante fracassa porque sua leitura não é eficiente.
    A leitura é um dos principais canais de aquisição de informação, especificamente na Universidade.

2- Antes de iniciar uma leitura, você sabe situá-la dentro de um contexto?
    Antes de iniciar o estudo de um texto, esteja certo de que compreendeu qual é sua incumbência. Pergunte-se que informação terá que encontrar e por que encontrá-la, ou que uso fará dela. Em alguns casos, a colocação dos problemas pode ser difícil; mas você pode sempre se perguntar pelo menos: qual a relação deste tópico com a unidade que eu estou estudando? Qual a relação deste tópico com outras unidades que eu já estudei?

3- Você lê em termos de idéias?
    O bom leitor não lê palavra ele lê o conjunto de palavras que constituem unidades de pensamentos. Essas unidades de pensamentos são naturais para a compreensão de significados.
    Uma unidade de pensamento pode ser constituída de uma ou mais frases.
    Você percebe um conjunto de palavras ou de frases como uma unidade de pensamento em função desse conjunto formar um todo significativo, isto é, um idéia.

4- Você tem certeza de que o material que você leu está compreendido?
    Muitos estudantes desperdiçam grande parte do tempo lendo materiais cujo significado não está bastante claro para eles. As pesquisas provam que há diferença no nível e aprendizagem de material significativo e pouco significativo. Por exemplo: um indivíduo foi capaz de aprender 200 sílabas sem sentido em 95 minutos e 200 palavras em poesia em 10 minutos. Esses resultados mostram os extremos onde poesia (material bem significativo) pode ser aprendido na décima parte do tempo que é requerido para aprender o mesmo número de sílabas sem sentido.
    Esteja certo de que você compreende o material de leitura. Para isso, tente descobrir as relações entre o que você está tentando aprender e o que você ja sabe. Traduza as passagens difíceis para sua própria linguagem. Tente explicar o texto para você mesmo e para as outras pessoas: ao tentar explicar algo para outra pessoa, você descobrirá em que pontos sua compreensão está falha e poderá se concentrar mais nos pontos fracos. 

Bibliografia:
Apostila Sobre Técnicas de Leitura - PUCS/SP-S/data.

Att,
Adriano Rapchan

Nenhum comentário:

Postar um comentário