sábado, 10 de abril de 2010

  Redação - A Importância dos Conectivos.

  Conectivos são conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro.
  A coesão de um texto depende muito da relação entre as orações que formam os períodos e os parágrafos. Os períodos compostos precisam ser relacionados por meio de conectivos adequados, se não quisermos torná-los incompreensíveis.Para cada tipo de relação que se pretende estabelecer entre duas orações, existe uma conjunção que se adapta perfeitamente a ela.
  Eles também são responsáveis pela coesão de nosso pensamento e tornam a leitura mais fácil e fluente. Por isso temos de saber usá-los com precisão, tanto no interior da frase, quanto ao passar de um enunciado a outro, se a clareza assim exigir. Sem esses conectores- preposições, advérbios, conjunções, termos denotativos, pronomes relativos- o pensamento não flui, muitas vezes não se completa, e o texto torna-se obscuro, sem nenhuma coerência.
  Para quem tem o hábito de leitura, não é difícil saber se uma frase está bem ou mal construída. Ler jornais, revistas, obras literárias ajuda muito a escrever. Dessa maneira, apreende-se a estrutura frasal de forma quase imperceptível. Se você não tem esse hábito, é bom passar a tê-lo. De qualquer forma, tentaremos dar uma pista para você analisar sua própria frase e superar as dificuldades de contrução que porventura houver. No entanto, voltamos a insistir: ler muito ainda é o melhor remédio.
  Antes de tudo, precisamos saber em quantos segmentos divide-se a frase. Cada segmento deve estar bem conectado com o outro. Para sabermos quais os segmentos principais de uma frase, basta observar os verbos nela existentes e seus respectivos sujeitos. A frase expande-se a partir desses dois componentes. Cada par sujeito e verbo, constitui o núcleo de um segmento da frase. O período nasce da expansão dos segmentos articulados entre si. A coesão e a corência de um período dependem da boa conexão entre eles.
 O pensamento fragmentado é um dos erros mais graves de redação. Uma frase fragmentada não perfaz um sentido, pois está semanticamente incompleta. Para evitá-la, temos de saber quais os principais conectivos, sobretudo as conjunções e os pronomes relativos.Por exemplo, a conjunção MAS só deve ser usada para estabelecer uma relação de oposição entre dois enunciados.
  Porém, se houver um relação de contradição ou idéia de concessão, a conjunção deverá ser outra. Se não for assim, o enunciado ficará sem nexo. Observe um caso de escolha inadequada da conjunção:

"EMBORA O BRASIL SEJA UM PAÍS DE GRANDES RECURSOS NATURAIS, TENHO CERTEZA DE QUE RESOLVEREMOS O PROBLEMA DA FOME"

  Veja que não existe a relação de oposição ou a idéia de concessão que justificaria a conjunção EMBORA. Como a relação é de causa-efeito, deveria ter sido usada uma conjunção causal:

COMO O BRASIL É UM PAÍS DE GRANDES RECURSOS, TENHO CERTEZA DE QUE RESOLVEREMOS O PROBLEMA DA FOME.

  Para que problemas desse tipo não aconteçam em suas redações, acostume-se a relê-las, observando se suas palavras, orações e períodos estão adequadamente relacionados.
  Para conhecer mais sobre o assunto, conectivos e suas colocações, visite o site:
  Língua Portuguesa no Enem
 http://enemnota100.blogspot.com/2007/06/conexo.html

Bibliografia:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/1428/1/Redacao---A-Importancia-dos-Conectivos/Paacutegina1.html
http://enemnota100.blogspot.com/2007/06/conexo.html


Fernanda!

Um comentário:

  1. Oi 🙋 obrigado por essas postagens, vou tentar o ENEM este ano de 2015 e ainda sou fraco em redação.Aprendo bastante lendo e relendo o que você publicou no blog.Valeu.Antonio Carlos.

    ResponderExcluir